sexta-feira, 30 de março de 2012

PARALELAS...




Ouvindo Belchior cantar ‘Paralelas’ a vida parece ter trilha sonora e parece ter o dom de tornar a insônia cômoda e transformar as preocupações cotidianas e pesadas da vida em reflexões. Em mais uma noite insone pego-me hoje pensando por que depositamos confiança nas pessoas...E, num rasgo de criatividade e lucidez minha razão responde: porque somos loucos e esperamos que as pessoas aprendam que chances não se desperdiçam; porque inevitavelmente queremos ser lembrados, compreendidos e adorados. Sabe, existem pessoas que não suportam a ideia de confiar. Se já sofri decepções? Se já me enganei com algumas amizades e pessoas? Claro que sim, pois assim como você, também estou viva! E é por isso que vos digo, caros leitores: eu confio...em mim!Principalmente porque a confiança que deposito nas pessoas vem de mim mesma. Não vou dar a alguém o luxo evasivo de pensar erroneamente que é o centro da minha vida. Nunca mais perderei meu tempo supondo, sugerindo, imaginando. Não tenho mais tempo pra isso! Esse é um dos prazeres que a maturidade e o tempo nos dão: o discernimento. A adolescência ficou para trás, excetuando-se pelas crises em época de TPM (ah, isso sim...parece ser eterno entre nós mulheres...). Mas, sabe de uma coisa, as pessoas fazem o que querem e vão continuar a fazer e isso, independe da minha ou da sua vontade, leitor. As pessoas apreciam o erro, o engano, o equívoco, mas não apreciam as inúmeras oportunidades que a vida lhes oferecem. A história do ‘toma lá, dá cá’ é tudo papo furado. O que você espera realmente é que as pessoas se envergonhem de certas coisas, certas atitudes; mas, sabe, às vezes você deposita um átomo de confiança onde só tinha lugar para uma bolha de sabão, das mais fugazes que existem... É claro que confiar ou não em alguém não é uma questão de bom senso, bom humor ou modismo. É uma questão de personalidade. E, isso amigos, eu tenho sobrando. Confiar é dar um par de asas às pessoas que têm nossa confiança. Deixe que voem, que vejam paisagens, novos mundos...Não espere que uma ferida se abra novamente para pedir desculpas, para remediar erros, apenas limite-se a não cometê-los. Nem sei porque tenho insônias, muito menos porque penso exatamente o que você, caro leitor, também está pensando a esta hora. O fato é que escrevo. Tenham certeza: confiar é o melhor remédio para o que nunca será remediado.Não perde nada quem confia, ao contrário, ganha força!


Para aqueles que abusam da confiança alheia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário